O que estamos lendo?


Muitas narrativas para este terceiro bimestre:  Contos, mitos, crônicas, romances.

Os alunos do 7ªano, da  professora Tatiana, estão lendo lendas brasileiras; a professora Patricia indicou a leitura do clássico  Dom Quixote, de Miguel Cervantes, além do conto: Venha ver o por do sol, de Lygia Fagundes Telles para as turmas do 1ºano do Ensino Médio. Os alunos do EJA estão lendo crônicas e romances brasileiros com a professora Deuzira e o último ano do Ensino Médio, sob orientação do professor Adilson,  A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa.

E vocês o que andam lendo?


Em meio a  tantas opções de contos folclóricos
brasileiros, você  conhece  o conto: Pó de Jararaca ?


Dom Quixote gosta tanto de novelas de cavalaria que 
acaba acreditando  que todas as histórias lidas por ele
aconteceram de verdade. Se você gosta de 
histórias de aventuras e muito humor, vai adorar 
ler este clássico da literatura espanhola.



Irônica, cômica ou séria a crônica está a serviço da 
reflexão. É um texto muito gostoso de ser lido, tem linguagem 
coloquial, próxima da oralidade.
Você a  encontra  nas colunas de jornais, revistas e TV.
Os cronistas recontam a aventura de viver em um estilo
 que nos dá enorme prazer e nos faz pensar.




             Será que a nossa vida daria um bom romance? Qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando você lê a palavra romance? Narrativas que retratam o drama cotidiano das pessoas,   numa tentativa de recriar o mundo pela escrita ?


Um pai, um filho, um rio, uma canoa.
E qual é mesmo a terceira margem de um rio?

narrar um conto requer talento , força de vontade e um pouco de técnica.





Comentários

  1. Eu estou lendo Mulheres Alteradas, de Maitena. Gosto de histórias de humor, e também de gibis.
    Matheus M. Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Eu li Soul Love a Noite o Céu é Perfeito, é um livro perfeito para quem gosta de romances dramáticos, fiquem calmos, não é um romance muito meloso, é beem interessante, os personagens fazem o drama se desenrolar de uma forma cativante, e sempre te leva a pesar quem é o culpado por tal coisa, ou o que realmente aconteceu com a personagem principal. E o final é de fazer qualquer um chorar.
    De: Juliana

    ResponderExcluir
  3. Eu estou lendo Cidades de Papel. É um livro interessante para adolescente que passam por algum problema. É um livro engraçado e cativante. Recomendo a todos

    Gabriela

    ResponderExcluir
  4. Eu digo que a Arlete e a Val são muito amigas e muito boas de ser conversar , amooo a biblioteca e os livros que tem nela ! Toda vez que peço uma dica de leitura a Arlete e Val acertam. Recomendo muito a biblioteca para quem ainda não fez a carteirinha.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde que setembro venha com as primaveras de novas leituras, novas descobertas. Eu estou um classico do meu conterraneo que vontinua sempre em alta do Ariano Suassuna o Auto da Compadecida otima dica de leitura e teatro . Pouco solicitado pelos alunos so que uma otima pedida de leitura vale a pena procurar saudades dos meus alunos e colegas
    Assinado: Jayana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas